quinta-feira, 30 de abril de 2009
Circuito dos Resíduos
Eis aqui uma montagem de para onde vão os diferentes tipos de resíduos depois de serem colocados nos respectivos contentores. Este circuito é composto por vários circuitos que se interligam entre si.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Vantagens ambientais da reciclagem
Aqui segue uma tabela com as vantagens da reciclagem para o meio-ambiente. Incluídos na produção de novos materiais, aqueles materiais que eram considerados "lixo", além de serem reutilizados (e justamente pelo facto de que são reutilizados), poupam na energia e nos recursos naturais que seriam gastos na confecção do produto a partir da matéria-prima original.
quinta-feira, 12 de março de 2009
Tempo de decomposição dos materiais na Natureza
De acordo com a sua composição, os materiais exigem diferentes períodos de tempo para se degradarem e serem absorvidos pela Natureza. No entanto, alguns materiais permanecem praticamente inalteráveis sobre a face da Terra durante muito e muito tempo. Agora, vejam uma lista com alguns materiais e o seu tempo de decomposição, para ver que os seus bisnetos, trisnetos e tataranetos daqui a alguns séculos ainda vão ver o vidro que você deitou no chão ainda ontem:

* (além de libertarem na Natureza compostos muito perigosos)

* (além de libertarem na Natureza compostos muito perigosos)
Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Os Resíduos Sólidos Urbanos são o tipo mais comum de resíduos resultantes da actividade humana. Incluem os resíduos sólidos produzidos nas actividades domésticas, assim como os resultantes da limpeza das ruas, parques e jardins.
Os materiais classificados como resíduos sólidos urbanos são os seguintes: embalagens de vidro, de papel e cartão, de plástico e metal, matéria orgânica e outros.
Como até há pouco tempo esses materiais eram abandonados em lixeiras, acabando por contaminar o solo, o ar, a água, e causar graves doenças à população. Para fazer face a esse problema forma criados os Aterros Sanitários Controlados que com o passar dos anos vieram a ser uma solução temporária, dado o aumento da produção diária de resíduos.
Face aos actuais padrões de consumo da população, estima-se que a quantidade de RSU produzida por cada um de nós, durante um dia, seja de 1,2 kg. Considerando uma família média de 4 pessoas dá um total de cerca de 1,7 toneladas de resíduos produzidos durante um ano.
No entanto, actualmente, existem processos que permitem valorizar estes resíduos e, desta forma, solucionar um problema que ameaça seriamente a qualidade de vida das populações e o futuro do Planeta.
Os materiais classificados como resíduos sólidos urbanos são os seguintes: embalagens de vidro, de papel e cartão, de plástico e metal, matéria orgânica e outros.
Como até há pouco tempo esses materiais eram abandonados em lixeiras, acabando por contaminar o solo, o ar, a água, e causar graves doenças à população. Para fazer face a esse problema forma criados os Aterros Sanitários Controlados que com o passar dos anos vieram a ser uma solução temporária, dado o aumento da produção diária de resíduos.
Face aos actuais padrões de consumo da população, estima-se que a quantidade de RSU produzida por cada um de nós, durante um dia, seja de 1,2 kg. Considerando uma família média de 4 pessoas dá um total de cerca de 1,7 toneladas de resíduos produzidos durante um ano.
No entanto, actualmente, existem processos que permitem valorizar estes resíduos e, desta forma, solucionar um problema que ameaça seriamente a qualidade de vida das populações e o futuro do Planeta.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Inquérito à população
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Visita de Estudo à Suldouro
No dia 9 de Fevereiro, o nosso grupo organizou uma visita de estudo à Suldouro, para sabermos um pouco mais sobre esta empresa. Fomos guiados por uma colaboradora que nos explicou que a Suldouro, que actua nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, ao contrário do que se pensa, apenas recolhe os resíduos (o "lixo") depositados nos ecopontos e contentores, armazenando-os nas respectivas estações, para depois serem recolhidos e levados às companhias que separam e fazem a reciclagem, dado que a Suldouro possui vários contratos com empresas especializadas no sector.
A colaboradora, a seguir, mostrou-nos o ecocentro, onde ficam guardados os vários tipos de lixo de grandes dimensões ou que apresentem algum perigo para o meio ambiente, como "monstros", vidros de pára-brisa de automóvel, madeira, electrodomésticos, baterias e pilhas, também sendo guardados óleos de cozinha e vegetais já gastos. Depois, fomos guiados até dois armazéns onde se encontravam respectivamente, papel (deixado para ser embalado em grandes blocos de várias toneladas) e plástico (separado manualmente devido às suas variedades). Vimos também um espaço para garrafas de vidro vazias (possivelmente recolhidas dos ecopontos).
Dando seguimento à visita, fomos para o aterro, onde ficam depositados todos os resíduos que não podem ser reciclados nem reaproveitados (o lixo indiferenciado). Do aterro sanitário sai o biogás que passa por grandes tubos, indo para as centrais termoeléctricas para ser convertido em electricidade que vai abastecer as nossas casas e os lixiviados, que para serem tratados, requerem uma impermeabilização e isolamento do aterro; então, são levados à ETAR de Ovar para o tratamento até estarem livres de perigo, pois essas águas vão ser lançadas na rede hídrica. Tanto o biogás como os lixiviados são resultado da fermentação e decomposição dos resíduos depositados no aterro.
A colaboradora finalizou a visita ressaltando a importância da recolha selectiva dos resíduos pois facilita o trabalho das organizações encarregadas e dá novo uso aos materiais reaproveitáveis.
A colaboradora, a seguir, mostrou-nos o ecocentro, onde ficam guardados os vários tipos de lixo de grandes dimensões ou que apresentem algum perigo para o meio ambiente, como "monstros", vidros de pára-brisa de automóvel, madeira, electrodomésticos, baterias e pilhas, também sendo guardados óleos de cozinha e vegetais já gastos. Depois, fomos guiados até dois armazéns onde se encontravam respectivamente, papel (deixado para ser embalado em grandes blocos de várias toneladas) e plástico (separado manualmente devido às suas variedades). Vimos também um espaço para garrafas de vidro vazias (possivelmente recolhidas dos ecopontos).
Dando seguimento à visita, fomos para o aterro, onde ficam depositados todos os resíduos que não podem ser reciclados nem reaproveitados (o lixo indiferenciado). Do aterro sanitário sai o biogás que passa por grandes tubos, indo para as centrais termoeléctricas para ser convertido em electricidade que vai abastecer as nossas casas e os lixiviados, que para serem tratados, requerem uma impermeabilização e isolamento do aterro; então, são levados à ETAR de Ovar para o tratamento até estarem livres de perigo, pois essas águas vão ser lançadas na rede hídrica. Tanto o biogás como os lixiviados são resultado da fermentação e decomposição dos resíduos depositados no aterro.
A colaboradora finalizou a visita ressaltando a importância da recolha selectiva dos resíduos pois facilita o trabalho das organizações encarregadas e dá novo uso aos materiais reaproveitáveis.
Assinar:
Postagens (Atom)
